fbpx

Autocontrole Para Jejuar

Como ter autocontrole para Jejuar?

Jejum é a privação de comida, ou a diminuição de todas elas a uma só, durante um período.

Alguns motivos que levam as pessoas a jejuarem são religiosos, medicinais ou até mesmo por greve de fome.

Tipos de Jejum:

Jejum Intermitente é o jejum que tem um padrão alimentar no qual alterna-se períodos em jejum e de períodos de alimentação. Exemplos:

  • Método 16/8: no qual o praticante fica 16 horas sem comer e tem um espaço de 8 horas para se alimentar.
  • Jejum em dias alternados: método no qual o praticante jejua por 24 horas e se alimenta normalmente nas outras24 horas.
  • Método 5:2: neste método o praticante se alimenta normalmente por 5 dias e faz jejum por 2 dias inteiros.

Jejum Seco é um jejum absoluto, onde o praticante se abstém de comida e líquidos. É o jejum que se faz naturalmente enquanto se dorme. É também chamado de Jejum Bíblico, uma vez que é aquele praticado por diversas figuras bíblicas como, por exemplo, Moisés (Êxodo 34:28 e Deuteronômio 9:18), pelo apóstolo Paulo (Atos 9:9), e pelo próprio Jesus Cristo (Mateus 4:2).

No Jejum Médico As cirurgias requerem entre 8 a 12 horas de jejum pré-operatório. A importância deste jejum é que o paciente pode vomitar e obstruir as vias respiratórias, ocasionando a morte. Além disso, cirurgias realizadas sobre o aparelho digestivo são dificultadas pela presença de alimentos.

No Budismo, Os Budistas vêem o ato do jejum como uma reflexão à necessidade de consumir. O jejum muitas vezes é um ato de sacrifício pessoal em respeito ao alimento e uma forma de refletir a importância dos alimentos e vícios.

Autocontrole

Veja abaixo um texto de Paramahanse Yougananda sobre o Jejum e os benefícios da sua prática.

Texto extraído do livro – A Eterna Busca do Homem – Paramahansa Yogananda

Autocontrole – O caminho mais sensato para a saúde e a felicidade.

A verdade é que o autocontrole é o único caminho para gozar de saúde e felicidade, além de ser o mais sensato.

Ser senhor de si mesmo e não ser dominado pelos sentidos é uma das maiores bençãos que se pode ter.

Se há sobrecarga de eletricidade em uma fiação, ela se queima. E toda vez que você sobrecarrega o aparelho digestivo com comida demais, a força vital de esgota. Quando se evita o excesso de comida e se jejua, a força vital descansa e se recarrega.

Se o carro não funciona bem, você o leva a uma oficina. Ele volta a funcionar por algum tempo, mas logo outra coisa apresenta defeito e você manda o carro de volta para o conserto.

Deve-se fazer o mesmo com o corpo. Os efeitos físicos do jejum são notáveis. Um jejum de três dias com suco de laranja recuperará o corpo temporariamente, mas um jejum prolongado proporcionará uma revisão completa. Seu corpo vai se sentir forte como o aço. Contudo, se quiser um conserto permanente, deverá também sempre observar o alimento que você ingere, bem como a quantidade ingerida.

Sugestão de Leitura: O Amor é um Estado Natural da Consciência – Osho

0 Comentários

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: